sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ausência no blog

Hoje vou refletir sobre:

Desde que assumi a Coordenação da UAB não sei mais o que é parar, muito menos para refletir sobre algum tema fora do programa da Universidade Aberta.Minha família, meus amigos, minhas viagens, meus hobbies, tudo tem sido relegado a um segundo plano. Hoje sei o que significa "dedicação exclusiva". Ao receber o convite para a chamada de artigos da Conferência Conjunta Iberoamerica de Tecnologias e Aprendizagem a realizar-se em Cancun em setembro de 2013, resolvi  publicar neste blog o evento e compartilhar com as pessoas que  se dedicam a articulação tecnologia e aprendizagem.
Do início do meu trabalho no NTE em novembro de 2000 quando nenhuma escola estadual da regional de Blumenau estava conectada aos dias de hoje muita coisa mudou: todas estão conectadas, o número de equipamentos aumentou , o acesso está mais democratizado. Mas, o avanço que considero fundamental é a do uso das tecnologias pelos professores na sala de aula. Embora ainda existam muitas dificuldades, os professores já conseguem vislumbrar possibilidades  de trabalhos criativos, colaborativos e que permitem grandes avanços na aprendizagem. Em 2006 concluí uma dissertação de mestrado com o título: Tecnologias na escola: o Mito de Sísifo, ou um salto na Aprendizagem? Nela apontei como uma das grandes dificuldades    para a articulação Tecnologia e Aprendizagem a formação dos professores. Em 2012, no meu contato com professores que cursam graduação e pós-graduação percebo que avançamos muito: os professores, de maneira geral,  não temem mais a tecnologia, se aproximam dela, querem conhecer mais, e , principalmente desejam aproximá-la de suas aulas. Muitos utilizam redes sociais em seus planejamentos, publicam os trabalhos de seus alunos em blogs, estimulam e ensinam os alunos a produzirem vídeos. Em em número significativo de professores, a frequência a cursos de educação a distância que exigem o domínio de diferentes ferramentas auxiliou na ampliação de conhecimentos que permitem realizar a aproximação da tecnologia com a aprendizagem.       

3 comentários:

Anônimo disse...

said the majority of people pay back his or her lending options promptly as well as with out charges
A top personal debt charitable desires the sheer number of consumers investing in these people intended for enable more than payday cash advance credit card debts for you to two times this kind of. bill a good cause tells available have used that short-term, increased benefit personal loans at the moment. Any good cause reveals several years earlier the sheer number of buyers using them was initially small.
pożyczka na dowód bez bik szczecin
tu
pożyczka w alior banku
chwilówki activa
pożyczka marka

http://kredytybezbiku.biz.pl
http://kredytybezbik24.net.pl
http://kredyty-bez-bik.org.pl

Anônimo disse...

My brother recommended I may like this website. He used to
be totally right. This submit actually made my day. You can not believe just how much time I had spent for this info!

Thank you!

Also visit my homepage; healthcare staffing software

Irivan Rodrigues disse...

Olá educadora Marisa, boa tarde!

Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

Divulgue seu blog e promova a educação!

Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan Rodrigues