sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ausência no blog

Hoje vou refletir sobre:

Desde que assumi a Coordenação da UAB não sei mais o que é parar, muito menos para refletir sobre algum tema fora do programa da Universidade Aberta.Minha família, meus amigos, minhas viagens, meus hobbies, tudo tem sido relegado a um segundo plano. Hoje sei o que significa "dedicação exclusiva". Ao receber o convite para a chamada de artigos da Conferência Conjunta Iberoamerica de Tecnologias e Aprendizagem a realizar-se em Cancun em setembro de 2013, resolvi  publicar neste blog o evento e compartilhar com as pessoas que  se dedicam a articulação tecnologia e aprendizagem.
Do início do meu trabalho no NTE em novembro de 2000 quando nenhuma escola estadual da regional de Blumenau estava conectada aos dias de hoje muita coisa mudou: todas estão conectadas, o número de equipamentos aumentou , o acesso está mais democratizado. Mas, o avanço que considero fundamental é a do uso das tecnologias pelos professores na sala de aula. Embora ainda existam muitas dificuldades, os professores já conseguem vislumbrar possibilidades  de trabalhos criativos, colaborativos e que permitem grandes avanços na aprendizagem. Em 2006 concluí uma dissertação de mestrado com o título: Tecnologias na escola: o Mito de Sísifo, ou um salto na Aprendizagem? Nela apontei como uma das grandes dificuldades    para a articulação Tecnologia e Aprendizagem a formação dos professores. Em 2012, no meu contato com professores que cursam graduação e pós-graduação percebo que avançamos muito: os professores, de maneira geral,  não temem mais a tecnologia, se aproximam dela, querem conhecer mais, e , principalmente desejam aproximá-la de suas aulas. Muitos utilizam redes sociais em seus planejamentos, publicam os trabalhos de seus alunos em blogs, estimulam e ensinam os alunos a produzirem vídeos. Em em número significativo de professores, a frequência a cursos de educação a distância que exigem o domínio de diferentes ferramentas auxiliou na ampliação de conhecimentos que permitem realizar a aproximação da tecnologia com a aprendizagem.       

2 comentários:

Anônimo disse...

My brother recommended I may like this website. He used to
be totally right. This submit actually made my day. You can not believe just how much time I had spent for this info!

Thank you!

Also visit my homepage; healthcare staffing software

Unknown disse...

Olá educadora Marisa, boa tarde!

Talvez eu esteja por aqui pela segunda vez trazendo um convite a você para fazer parte do Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo do projeto é unir e divulgar blogs de educadores.

Divulgue seu blog e promova a educação!

Faça parte da maior comunidade de blogs educativos do Brasil! Permita que outras pessoas conheçam este espaço e que ele fique mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas do Brasil e Portugal. É grátis!

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Irivan Rodrigues