quinta-feira, 9 de julho de 2009

Aulas Hermanas ! Participe

Hoje vou refletir sobre:
Pessoal recebi pela lista de multiplicadores Proinfo o e-mail abaixo que considerei importante ser socializado. Como defendo muito a ideia de projetos colaborativos, percebo neste projeto um grande potencial para nossas escolas. Leiam as orientações e se articulem nas escolas.
Marisa

"AULAS HERMANAS 2009

Oi pessoal, recebemos novamente o convite para que o Brasil participe do Aulas Hermanas - concurso desenvolvido pelo RELPE (Rede Latinoamericana de Portais Educacionais) e que tem a finalidade de unir escolas de diferentes países para que trabalhem de maneira colaborativa no desenvolvimento de um tema de investigação. Poderão participar alunos de 12 a 17 anos e o projeto será desenvolvido em espanhol ou portunhol. O tema desse ano será "Bicentenário da Independência da América Latina".

Ainda esta semana vamos abruir um fórum no Portal do Professor para as orientações e esclarecimentos de dúvidas. Mas enquanto isso podem ir se articulando na escola! As inscrições começam dia 15 de julho.

Conheçam os Aulas hermanas 2008 - ganhadores e classificados - estão todos publiados no Portal - em Links - Projetos em escolas. Uma das escolas do Brasil - RS - está nessa listagem. Foi um projeto entre alunos do Brasil e Argentina - vejam em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=15&outrosPaises=true

1º- "Infografi-blog: Ahorrando energía protejamos nuestro medio ambiente ", realizado por la Escuela nº 32 General José de San Martín, de Argentina, y el I. E Rosa Pérez Liendo, de Perú, obtuvo el primer puesto.

2º- La primera mención la ganaron la Institución Educativa Don Bosco, de Bolivia, y el Instituto Atanasio Lanz, de Argentina con su trabajo "Energía renovable :) energía posible

3º- Y la segunda mención fue para los colegios Técnico Municipal Francisco de Paula Santander, de Colombia, y el INCAR de Uruguay con el trabajo "EN.RED.ados para preservar nuestras fuentes de energía

Classificados:

- "La energía y el futuro de nuestro Mundo"

- "Energía renovable. Energía limpia",

- "Cambiemos para que el clima cambie…",

- "Nada se destruye, todo se transforma",

- Caminando hacia la cultura del ahorro energético",

- "Eligiendo nuestro futuro",

- "[*][--->E n E r G i A c T i V a T e<---][*]",

- ¡Desarrollo energético saludable!";

- Si quieres un mundo mejor… ahorrar energía es la solución",

- "¿El ahorro energético ayuda a enfrentar el calentamiento global?",

- "Energizados"

- "Energías renovables".

Um comentário:

Tetê disse...

Uma iniciativa super legal, né? O intercâmbio cultural sempre gera crescimento! Acabo de atualizar o EcoBlog. Obrigada pela visita! Bjks e bom final de semana!