quinta-feira, 31 de julho de 2008

Atenção para recursos disponíveis no Portal do Professor.


Hoje vou refletir sobre:
Recebi na lista de multiplicadores do PROINFO o e-mail abaixo a respeito de objetos educacionais.Visitei o link e achei interessante. Estou socializando então.
Marisa

"Pessoal, publicamos uma coleção maravilhosa de recursos produzida pela Agência Espacial. Está publicada no Banco Internacional e no Portal do Professor.
No Banco Internacional vejam em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/simple-search?query=agencia+espacial - há 15 materiais.
Precisam instalar o flash se ainda nao tem: http://www.adobe.com/shockwave/download/download.cgi?P1_Prod_Version=ShockwaveFlash

No Portal cliquem na imagem de animação/simulação e terão que procurar pois ainda nao publicamos a busca por palavra-chave.

Também no Portal há uma sugestão de aula usando esses recursos: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=166"

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Cursos de Formação de professores

Hoje vou refletir sobre:

No período de 19/05/2008 a 05/08 as multiplicadoras: Cibéle, Maria Stela, Marisa ministraram o curso: Educação Digital nas dependências do NTE. O curso faz parte de um projeto maior: Proinfo Integrado, que tem como meta capacitar até 2010 cerca de 240.000 professores no país. Durante o curso, cada aluno criou um blog para socializar sua atividades, compartilhar projetos, reflexões. Uma das grandes dificuldades enfrentadas na realização do curso foi o horário: pois os professores não foram liberados. Considerando que alguns municípios ficam muito distantes da GERED, alguns não conseguiram concluí-lo.


terça-feira, 15 de julho de 2008

Computador para professores

Decreto garante computador portátil para professores
O preço será de até R$ 1 mil e vendas começam em setembro
Publicado em 04/07/2008 - 17:23
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que cria o projeto Computador Portátil para Professores. Dessa maneira, professores de escolas de redes pública e privada vão poder comprar um computador especialmente desenvolvido para custar R$ 1 mil. Esse valor poderá ser pago à vista ou ser financiado em até dois anos por bancos credenciados junto ao programa. A idéia dessa proposta é permitir que professores que hoje não têm condições de comprar um computador que os auxilie no ensino, possam faze-lo.
O projeto tem como público-alvo somente professores que ministram aulas na educação continuada, desde o Ensino Básico ao Superior. O programa permitirá que cada professor compre um computador e o controle será feito através do número de seu CPF. A responsável pelo controle de CPF será a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).
Para efetuar a compra, os professores devem ir a uma agência dos Correios ou a bancos credenciados, com documentos pessoais que provem sua profissão. Para quem for comprar à vista, só encontrará o equipamento à venda nas agências dos Correios. Nesse caso, o equipamento será entregue em até 20 dias, a depender da região em que reside o comprador. Se o professor preferir fazer um empréstimo para a aquisição, é preciso entregar os documentos exigidos nas agências dos Correios ou diretamente ao banco de sua preferência, desde que a instituição seja credenciada ao Projeto. Após a aprovação, o pedido será enviado aos Correios.
As características do computador serão: memória principal de no mínimo 512MB com possibilidade de expansão de, no mínimo, 1Gb; unidade de armazenamento com capacidade de 40Gb; tela plana LCD e CRT, comunicação com interface sem fio; software livre com mais de 27 aplicativos; além de aplicativos específicos da área educacional. O início das vendas do programa será em setembro deste ano.
Mais informações em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10820

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Hoje vou refletir sobre:

domingo, 13 de julho de 2008

Computadores chegando de todos os lados!

Hoje vou refletir sobre:

Enfim computadores prometidos a cinco, quatro anos atrás começam a chegar!
Embora o número ainda seja insuficiente para permitir acesso de todas as turmas e professores é uma esperança que o PROINFO esteja vivo. Vivenciamos desafios e dificuldades diariamente: talvez o maior desafio seja os equívocos na compreensão do papel da tecnologia na escola. Em muito momentos é realmente "o mito de Sísifo" (DEMARCHI, 2oo4).
Nos cursos que estamos realizando percebemos o quanto temos que avançar na formação dos professores. Houve um tempo que a resistânciade de alguns professores era muito forte. Hoje. conhecer as diferentes potencialidades da tecnologia na aprendizagem talvez, seja a dificuldade maior, oportunizar cursos que possibilitem reflexões e possibilidade de conhecimentos de diferentes ferramentas de interação.

sábado, 5 de julho de 2008