sexta-feira, 27 de março de 2009

ACTs para as salas de Tecnologia Educacional

Hoje vou refletir sobre:

Depois de vários anos de polêmicas a respeito de contratar ou não professores para atuarem junto as salas de TICs, a SED resolve lançar um edital para contratar funcionários em caráter temporário.Ontem dia 26/03 foi realizada a escolha de vagas. Particularmente tenho alguns questioanmentos a respeito, embora saiba que nas escolas estaduais há um número muito limitado de professores e sempre um profissional a mais pode auxiliar a contribuir para o bom andamento das aulas (ou não)!!!


Realizada a primeira chamada para professores ACTs das Salas de Tecnologia Educacional
Por Carmelo Cañas
26 de março de 2009
A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta quinta-feira (26) a primeira chamada dos professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) para atuarem nas novas Salas de Tecnologia Educacional da rede pública estadual. O contato com os candidatos selecionados foi feito pelas Gerências Regionais de Educação (GEREDs).

Os selecionados serão contratados como professores ACTs e vão desenvolver com educadores de várias disciplinas uma aula interativa, multimídia, aplicando as tecnologias educacionais. Um curso de capacitação para função terá início dia primeiro de abril, mesma data em que os novos contratados começam a atuar nas escolas.

Conforme outras unidades escolares receberem novas Salas de Tecnologia Educacional, serão realizadas outras chamadas. A próxima está prevista para o mês de abril de 2009.
Fonte: www.sed.sc.gov.br Acesso: 27/03/2009

sábado, 14 de março de 2009

Internet em celular

Hoje vou refletir sobre: A ampliação do acesso à Internet de diferentes lugares com as conexões sem fio, celulares, especialmente com a tecnologia 3G tem ganhado cada vez mais espaço. Embora existam inúmeros projetos de inclusão social de Internet , se encontram restritos a alguns locais, como aeroportos, escolas, universidades, bibliotecas. O custo de equipamentos, as mensalidades "pesadas", a falta de conhecimentos de uma grande parcela da população ainda são fatores que limitam sua democratização. Necessário se faz: disponibilização de programas públicos que facilitem a compra de equipamentos; barateamento das mensalidades, compras de modens e roteadores e, principamente investimentos em formação. Esta formação é necessária para as mais diferentes faixas de idade. Embora se observe que o uso da internet é grande entre jovens, sabe-se também que muitas das possibilidades que ela oferece, especialmente na ampliação da aprendizagem, são pouco exploradas individualmente pelos alunos e pelas escolas. Quanto aos idosos, embora um número significativo não utilize computador e internet, muitas pesquisas demonstram que quando lhes é oportunizada a formação adequada, os idosos se tornam internautas de primeira linha.